Sobre nós


A nossa história

logotipo-ipc
Logotipo do Instituto Português de Criminologia

O Instituto Português de Criminologia (IPC) surge por via de um projeto multidisciplinar associado ao saber criminológico, com o fito de prover-se como um instrumento auxiliar de investigação técnico-científico, quer ao nível da consultoria forense (balística, custódia da prova, análise crimonológica processual e acidentologia), quer no plano da formação profissional.

Por outro lado, sempre pautado pela preocupação no saber, o IPC promove regularmente um conjunto variado de ações de formação e cursos breves ou de especialização em diversas áreas de intervenção.
Será, pois, estribado neste desígnio que me propus dirigir o projeto deste Instituto e que agora se ergue, através da integração do Gabinete de Criminologia e Ciências Forenses e em parceria institucional com a Associação Portuguesa de Criminologia.

Atendendo à necessidade de enfrentar novas formas e expressões de criminalidade, a ciência criminal é incessantemente colocada perante inauditos desafios e na procura de caminhos inovadores que, por regra, suscitam uma intervenção cada vez mais especializada e diversificada.

Miguel Silva
Diretor

A nossa equipa


Miguel Silva

Diretor

Natural da cidade de Vila do Conde. Criminólogo, Licenciado e Mestre em Criminologia. Doutorando em Criminologia pela Cambridge International University (Philosophy in Criminology);

Pós-graduado em Investigação Criminal;

Pós-graduado em Psicologia Forense e Criminal;

Presidente da APC – Associação Portuguesa de Criminologia, membro do comité científico da IBERACRIMA – Instituto Ibero-americano de Criminologia;

Diretor da revista científica “Criminologia”;

Docente da Universidade Lusíada do Norte – Porto, nas disciplinas de Criminologia, Criminalística e Metodologia de Investigação Criminal;

Formador no CFI 2020 da Polícia Judiciária Militar na área de Criminalística;

De salientar as diversas formações académicas e conferências a nível nacional e internacional em que participou, relacionadas com temas criminológicos, bem como no âmbito policial, com diversas publicações nacionais e internacionais;

Em 2019, concluiu o estágio do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), no Rio de Janeiro (Brasil);

Possui ainda o Curso Avançado de Inspeção Ocular Técnico-Policial, ministrado no Instituto Superior de Seguridad Pública, em Espanha, Curso de Criminoloxia, ministrado na Academia de Seguridad Pública da Galiza (Espanha), Curso de Balística Forense, ministrado no Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF), Curso de Investigação em Catástrofes, ministrado na Universidade Fernando Pessoa e Curso Geral de Segurança da Informação Classificada, ministrado na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa, entre outros.

João Barrigas

Diretor Adjunto

Doutor pela Universidade de Vigo; Iniciou a sua atividade docente em outubro de 1990 no MEC, tendo lecionado na AMVR, EPC, Instituto Jean-Piaget entre outros.
Professor Auxiliar Convidado da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro;
Presidente do Conselho Geral do AE;
Formador de professores desde 2001, CCPFC tenho realizado inúmeras ações de formação ao longo destes anos;
Responsável da Equipa EQAVET – European Quality Assurance in Vocacional Education and Training do AEV;
Membro do Conselho Consultivo da APC – Associação Portuguesa de Criminologia;
Presidente da Mesa da Assembleia Geral do Núcleo de Chaves da Liga dos Combatentes 2014-2019;
Juiz-Árbitro de ISSF e Atleta de ISSF/IPSC – FPT

Ricardo Santos

Diretor Adjunto

Economista. Licenciado na universidade católica. Tem atividade principal na gestão de uma empresa têxtil.
É atualmente Presidente da Associação Comercial e Industrial de Vila do Conde.
É presidente da Escola Profissional de Vila do Conde
Foi deputado da assembleia da república e exerce várias atividade no âmbito desportivo e social.
Foi um dos Deputados à Assembleia da República subscritores do Projeto Lei para a regulamentação da profissão dos criminólogos.

José Luís Alba Robles

Coordenador Científico

Prof. Dr. na Universidade de Valência e na Universidade Internacional de Valência | VIU (Espanha). Licenciado em Criminologia. Licenciado em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e Doutorado em Psicologia.
É investigador científico na linha de processos psicológicos e conduta antissocial, do Departamento de Psicologia Básica da Universidade de Valência (Espanha).
Destaca-se ainda pela investigação e docência nas áreas da Psicologia Criminal e dos programas de delinquência juvenil.
É conferencista internacional ibero-americano, na área da Criminologia e da prevenção do crime.
Autor de vários livros relacionados com diferentes tipologias criminais,bem como um numeroso conjunto de participação em obras e artigos científicos.
No México e na Argentina especializou-se em delinquência organizada.
Presidente da IBERACRIMA – Instituto Iberoamericano de Criminologia Aplicada.
Atualmente dedica-se aos setores de investigação relacionados com os menores delinquentes, incluindo os agressores sexuais e os serial killer.

Prof. Dra. Mercedes Álvarez Seguí

Docente

Doctora en Medicina y Cirugía por la Universidad de Valencia (España), Licenciada en Criminología. Médico Especialista en Medicina Legal y Forense y Médico Forense por oposición en la actualidad con destino en el Instituto de Medicina Legal y Ciencias Forenses de Valencia donde ocupa el cargo de Jefe de Sección de Genética Forense y Criminalística desde el año 2000. Asimismo, ha cursado estudios pata obtención del Titulo de Máster en Valoración del Daño Corporal y Medicina del Seguro por la Universidad de Valencia, Máster en Psicología Clínica, Jurídica y Pericial Psicológica en el ámbito de la salud y los Tribunales, reconocido por el Colegio Oficial de Psicólogos de Valencia y Máster en Genética y Antropología Forense por la Universidad de Granada. Ha sido durante una década Profesora Asociada de la Universidad de Valencia, y ha participado como profesora en el Master de Medicina Forense, Profesora en el Diploma de Especialización Profesional Universitario en Investigación de la Escena del Crimen, de la Universidad de Valencia y como profesora colaboradora en la Universidad Internacional de Valencia (VIU). Asimismo, es Profesora de prácticas de Medina Legal y Forense de la Universidad Católica de Valencia desde 2013 hasta la fecha y Profesora de prácticas de Medicina Legal y Forense de la Universidad de Valencia desde 2016 hasta la fecha.Ha escrito diversos artículos en revistas nacionales e internacionales de impacto.

Miguel Enrique Velásquez Velásquez

Docente

Doctor en Medicina y Cirugía. Especialista en Medicina Forense no Instituto de Medicina Legal de El Salvador.
Presidente de la Asociación de Medicina legal y Forense

Carlos Aldecoa

Docente

Finalizando el Doctorado en Administración de Negocios en Aden University (USA, Campus Panamá), fue Oficial de Infantería Paracaidista del Ejército Argentino, Licenciado en Seguridad Ciudadana, Magíster en Criminología, Diplomado en Perfiles Criminales, Master of Business Administration (Universidad Politécnica de Catalunya, Barcelona), entre otros posgrados.

Es Director de Argentina Seguridad Integral SA y Profesor de la Universidad del Aconcagua (Mendoza, Argentina).

Es expositor en congresos internacionales en Europa y América.

Perfeccionado en Seguridad Sostenible, pregona las técnicas de Prevención Situacional del Delito, como herramienta para el mejoramiento del espacio urbano y la calidad de vida de los ciudadanos.

Jose María González González

Docente

Diretor do Observatorio Criminológico de la Seguridad Vial. Licenciado em Criminologia pela Universidad de Salamanca, Pós-graduado em Análise e Prevenção do Crime pela Universidad Miguel Hernández de Elche.

Especialista em Policía Judicial en la Administración Local; Educación Vial.

Docente em diversas Universidades (UNED, Barcelona, UEX, UDIMA) na área da Criminologia e da Segurança Rodoviária 

Autor de diversas obras nomeadamente: “Criminología Vial”  e coautor do livro “Aspectos Criminológicos en Materia de Seguridad Vial”.

Instituto Português de Criminologia
A MAXIMIS AD MINIMA

Missão em contexto formativo

O IPC ambiciona liderar a formação profissional e qualificada nas áreas onde está especializada. Numa dinâmica de rigor e competência pretendemos superar as espectativas dos nossos formandos, acrescentando valor nas suas áreas de vocação.

Os nossos Valores

O Instituto Português de Criminologia norteia-se por valores como Rigor, Partilha, Inovação, Compromisso, Transparência e Competência.

Missão em contexto de Serviços

Com uma vasta experiência na elaboração de relatórios e pareceres, a missão do IPC passa por auxiliar os seus Clientes, de forma transparente e com rigor científico, os seus Clientes com informação concreta e assente nas ciências de forma a tornar a justiça mais justa e uma resolução judicial assente na verdade e com respeitos pelos princípios legais.

A nossa Visão

A continua excelência dos nossos serviços será o nosso lema para que nos possamos destacar tanto em contexto formativo como em contexto de elaboração de relatórios e pareceres.

Frases que nos animam

“O Workshop de Balística Forense foi fantástico. Aprender a fazer relatórios foi ouro sobre azul.”

“Fiz um curso breve de Avaliação Médico-Legal e excedeu as minhas espectativas. Obrigado.”

“O Curso de Balística Forense apresentou conteúdo bastante pertinente, explicado de forma clara e direta.”​

Os nossos parceiros institucionais

Contamos sempre com o apoio institucional dos nossos parceiros